terça-feira, 10 de novembro de 2015

PRINCESA ISABEL: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL NAS UBS's
João Paulo Fernandes10 novembro 0 comentários


A Prefeitura Municipal de Princesa Isabel-PB, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou desde os primeiros dias do mês em todas as Unidades Básicas de Saúde, a Campanha Novembro Azul, onde se realiza a conscientização sobre a prevenção e tratamento do Câncer de Próstata. A iniciativa também inclui as ações de prevenção de Diabetes, Hipertensão, Tabagismo e Alcoolismo, entre outras.

Na Unidade Básica de Saúde Padre Ibiapina, as ações do Novembro Azul, foram mais intensas nesses dias 09 e 10. Com fluxo intenso da população masculina, o evento foi considerado um sucesso. Segundo a enfermeira da UBS, Julianna de Medeiros Frazão, a conscientização deve ser algo permanente e o trabalho e estratégia em equipe mostrou-se mais uma vez eficiente e trouxe um número importante de homens à Unidade de Saúde.  

A  exemplo do ‘Outubro Rosa’, iniciativa que marcou as ações de cuidado com a Saúde da Mulher, o mês de novembro é destinado para a conscientização da importância com a Saúde do Homem. Criada no ano de 2003, na Austrália, a campanha ‘Novembro Azul’ realiza a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O Novembro Azul veio para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem. Na maioria das vezes, ele não vai ao médico por iniciativa própria. Em muitos casos, vai por insistência da esposa ou dos filhos. É preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial.

Segundo o Instituto nacional do Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente no sexo masculino. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Recomenda-se que o processo de triagem seja iniciado acima dos 50 anos. Porém, aqueles que têm um histórico familiar em parentes de 1º grau, devem procurar um pouco mais cedo, após os 40 anos.

Mais imagens do evento na UBS Padre Ibiapina:










Política 24h

João Paulo Fernandes

Dados: Inca


Sobre o Autor "Apenas um rapaz, latino-americano, sem dinheiro no banco sem parentes importantes, vindo do interior..." João Paulo Fernandes Facebook

0 comentários

Postar um comentário