sexta-feira, 11 de setembro de 2015

GAROTA DE 15 ANOS CRIA TESTE DE HIV DE BAIXO CUSTO
João Paulo Fernandes11 setembro 0 comentários


Atualmente, os exames de HIV não são propriamente baratos e precisam ser feitos em laboratórios, o que é também um pouco constrangedor, além de muitas vezes afastar a parcela mais carente da população. Felizmente, uma menina de 15 está prestes a mudar isso e tornar o exame acessível a um número maior de pessoas.
Nicole Ticea trocou as horas de festas da adolescência por muito estudo no laboratório de uma universidade, onde foi capaz de desenvolver um teste de HIV que detecta o vírus em crianças com menos de 18 meses e em adultos que foram infectados há apenas 3 meses. E o melhor:tudo isso com um custo de produção de apenas US$ 5.
Como cerca de 95% dos infectados estão em países em desenvolvimento, a criação de tecnologias de detecção do vírus de baixo custo é fundamental. Graças ao talento, a menina já arrecadou o primeiro prêmio na feira de ciências nacional do Canadá em 2014 e o 2015 Intel Foundation Young Scientist Award, que prevê uma premiação de US$ 50 mil.
Nicole já abriu sua própria empresa para fabricar o exame e continuar melhorando a tecnologia e atualmente está tentando obter as licenças necessárias para produção e uso do teste, que deverá ter funcionamento simples e semelhante aos exames caseiros de gravidez. Mesmo assim, ela lembra que seu objetivo sempre foi apenas um: “ver o meu teste ser aplicado em um cenário cotidiano, onde ele pode fazer a diferença“.

Fonte:Terra
Sobre o Autor "Apenas um rapaz, latino-americano, sem dinheiro no banco sem parentes importantes, vindo do interior..." João Paulo Fernandes Facebook

0 comentários

Postar um comentário